top of page
  • Foto do escritorDébora Ghisi

Feira em Blumenau do Vinho Brasileiro - Viva Wines

Neste último final de semana, 14,15 e 16 de junho, aconteceu a feira de vinhos nacionais da Viva Wines, uma loja/ adega de Blumenau SC, especializada em venda via e-commerce e que possui hoje em seu portfólio ótimos vinhos nacionais.

Fui até lá conferir com minha colega de trabalho, sommelière Solange Cousseau que estudou e morou na Toscana, e gostamos muito da maioria dos vinhos degustados. Foi possível conferir como o Brasil tem tentado dia após dia aprimorar sua produção imprimindo qualidade e novidade apesar da falta de suporte das regulamentações governamentais para o setor.



Não podemos deixar de comentar o ponto negativo, pois o problema do vinho nacional ainda é o preço, temos muitos rótulos que dentro do mercado interno circulam com preço acima de vinhos argentinos, chilenos e uruguaios, vinhos que recebem subsídio no país de origem para sua produção, não opera com tanta burocracia e paga pouco imposto para entrar no Brasil, desta forma , a legislação brasileira hoje vigente para a produção e comercialização de vinhos no mercado interno, frente ás políticas externas dificultam o consumo e a concorrência, sendo este um grande desafio para empresários do setor.


O evento contava com 20 vinícolas nacionais, o qual lamento não ter conseguido fazer uma degustação em todas. Destacamos os vinhos da Salvattore, de Flores da Cunha com sua deliciosa espumante rosè muito bem elaborada, e agora com uma novidade de vinho mais adocicado, o rótulo Harmonia, que deverá agradar muito no paladar feminino e para harmonização com sobremesas.

A Casa Del Nonno com seus espumantes do IGP da goethe, que eu adoro pois destaca-se por sua cor amarelada, perlage intensa de bolhas finas, acidez equilibrada, aromas frutados e toques florais que ao meu paladar sempre agradaram e harmonizam muito bem com pratos variados. Fizemos uma degustação completa na Thera, vinícola jovem de Bom Retiro (serra catarinense) que está despontando no mundo do vinho com sua proposta de vinhos leves e elegantes, estilo velho mundo e de qualidade realmente irrefutável! A Máximo Boschi teve o merlot mais arredondado que experimentei e adorei a experiência com os rótulos da vinícola além da San Michele que sempre comentei ser uma vinícola com vinhos realmente diferenciados.


Infelizmente nosso tempo foi curto na feira, mas lá estavam presentes outras vinícolas brasileiras como a Dom Affonso de Caxias, Dom Miguel de Garibaldi, Villa Francioni, uma das mais exuberantes vinícolas que já visitei aqui na nossa serra catarina além da Pericó e Monte Agudo, Batalha da Campanha Gaúcha, região que está começando a apresentar ótimos vinhos no mercado. Também estavam presentes as vinícolas Malgarim, Santini, Mioranza, Don Giovanni, Cave Angelina, Valdemiz, Dom Dionysius e Família Fardo, de Quatro Barras Paraná, uma vinícola com loja e cave de pedras, muito bonita que já tive a oportunidade de visitar.

O evento ainda contou com workshops de rosés e espumantes brasileiras, que hoje não estão aí devendo nada para nenhum país vizinho , além de worshops sobre novas regiões vitivinícolas brasileiras!


Sucesso ao Brasil! Parabéns pelo evento Viva Wines!


Estarei sempre presente em eventos como esse divulgando o vinho brasileiro!!



Viva Wines

Telefone: (47) 99202-5500 ou (47) 3232-0672

E-mail: info@vivawinesfestival.com.br

Acesse o site : www.vivawines.com.br

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page