top of page
  • Foto do escritorDébora Ghisi

Vale dos Vinhedos 2018

Após ficar um bom tempo sem retornar ao lindíssimo Vale dos Vinhedos, e mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, nossa capital do vinho, voltei! E como é bom! E como é lindo! Abaixo gostaria de compartilhar algumas novidades com vocês:

O vale está cheio muito renovado, bem estruturado para receber o turista, não apenas as vinícolas como os hotéis, e até dos restaurantes e pessoas que trabalham na região buscam se desenvolver para tal. O Vale dos Vinhedos representa uma região bastante desenvolvida, muito importante para o turismo daquele estado e do país. O brasileiro precisa conhecer o e o Brasil possui outras regiões vinícolas com potencial que deveriam também seguir o conceito, enoturismo ainda é muito pouco divulgado neste país e tem muita oportunidade futura.

Uma coisa que realmente me pareceu estar atualmente em alta é que muitos produtores da região estão investindo em vinhos sem passagens por barrica, buscando a verdadeira expressão pura da uva (método purista), elaborando muitas exclusividades e dando ênfase ao “natural” e ao novo. Um bom exemplo dessa produção, conheci a vinícola Michele Carraro, empreendimento que está sendo levado pela quarta geração da família Carraro, vinda da Itália de 1875 e atualmente faz vinhos muito bem elaborados, proporcionam um atendimento excepcional em sua cantina e possuem uma das garrafas mais bonitas que já vi ultimamente. Eles produzem vinhos de cepas italianas como Barbera do Piemonte e Ancelotta e criaram um maravilhoso assemblage de 4 castas (a Cabernet Franc que segundo o responsável pela cantina é a melhor uva do Vale), Ancelotta, Merlot e Cabernet Sauvignon! Um vinho bem maduro, de álcool bem equilibrado somado à sua acidez e que harmoniza bastante com carnes vermelhas.



Que linda a vinícola Alma Única!! Umas das mais modernas vinícolas hoje no Brasil, fundada em 2008 pelos gêmeos Brandelli, o qual já tinham muita tradição no negócio devido a vinícola da família, a Dom Laurindo. Eles produzem o Syrah mais comentado do vale que claro experimentei e gostei! Veja as fotos da vinícola no meu instagram! Coisa linda mesmo!

Infelizmente não pude entrar na vinícola Milantino, mas trouxe na bagagem um Malbec do Vale que nada tem a ver com os “malbecs” que geralmente compramos da Argentina, um vinho realmente exclusivo da região do vale dos vinhedos e da MIlantino, o qual chamou muita minha atenção pela maciez, realmente um vinho de muita qualidade! A Milantino possui loja online para a venda de seus exemplares e ainda vende também através da Muitivinhos.com, o qual eu super recomendo pois são vinhos são realmente um dos melhores do Brasil na minha humilde opinião. Visitamos ainda também e enorme cooperativa Aurora e provamos seus deliciosos espumantes. Dentro a vinícola possui uma fonte de vinho com estátuas dos deuses do vinho, da mitologia romana. Que fonte!


A capital dos vinhos oferece outros passeios como a Maria Fumaça (passeio de trem ao estilo italiano, no Caminhos de Pedra que é uma região lindíssima com casas de pedra antigas italianas).No Caminhos de Pedra conhecemos a cantina Strapazzon, onde comi o melhor pão caseiro feito em forno a lenha da minha vida, além da antiga Cantina Vanni que agora no local se estabeleceu um belíssimo wine bar onde pude comprar raros e fabulosos exemplares das principais vinícolas da região.Também no teatro da Epopéia Italiana, logo na entrada na cidade de Bento, assistirmos a uma breve história da imigração italiana para a região, e você amante do vinho como eu pode desfrutar da loja local com os melhores vinhos da região, entre eles :Luis Argenta, Vinícola Dal Pizzol, Trefradei, Valdugas e outros.



Acesse o instagram @deboraghisi e acompanhe mais fotos dessa viagem e fique à vontade para fazer perguntas. Programe-se para conhecer o Vale dos Vinhedos. Essa é a viagem mais maravilho que um enófilo pode fazer em nosso país.


Saúde!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page